sexta-feira, 20 de março de 2009

Quilt livre de luvas...


Sexta feira... "Eu conto"...
Pois é... Já disse várias vezes que sou muito desobediente em relação às regras do patchwork, eu misturo o que aprendi com o que vou testando, inventando, descobrindo e criando.
Bom... O quilt livre, para mim, sempre foi um problema... Minhas mãos escorregam sobre o tecido, o que dificulta muito o trabalho, fico parando toda hora, vou ficando aflita...
Já tentei várias maneiras. Já me ensinaram deixar um paninho molhado do lado da máquina, para ir molhando a ponta dos dedos, (pra mim não fez muita diferença). Existem no mercado, dedais e luvas que ainda não testei, aí... pensando com meus botões, resolvi fazer um teste, usei luvas cirúrgicas... e adooooooooooooooooooorei o resultado... foi maravilhoso... a borracha da luva, não corre em cima do pano, sua mão fica firme... seu quilt fica lindo... e ficamos todas felizes...
Achei tão legal que resolvi compartilhar esse e mais alguns segredinhos que eu fui aprendendo com o tempo, nesta minha estrada do patch...

1º segredinho: Feito o sanduíche ( de patch claro) aquele feito de forro, manta e top ou frente do seu trabalho, passe o ferro para abaixar um pouco a manta, ela vai grudar no tecido o que vai facilitar muito na hora de quiltar, isso vale também para o quilt a mão, mesmo assim é preciso colocar alfinetes.
Se você gosta do seu trabalho bem fofo, use a manta mais grossa, para que não fique muita fina quando passar o ferro.

2º segredinho: Tente manter sempre o mesmo ritmo da máquina, e não puxe o pano bruscamente, apenas conduza o tecido, delicadamente, sempre com as duas mãos.
Quanto mais rápido você tocar a máquina, menor vai ficar o seu ponto, e se tocar muito devagar ele vai ficar muito grande, o ideal é encontrar o meio termo. Com a prática você vai tirar isso de letra.

3º segredinho: A largura do ponto tem que estar no “0”, e claro costura reta, e para quem ainda não sabe, existe um pezinho próprio para quilt livre.
ATENÇÃO: NÃO SE ESQUEÇAM DE ABAIXAR OS DENTES DA MÁQUINA, AQUELES QUE FICAM EMBAIXO DO PEZINHO.

4º segredinho: Para melhorar o seu quilt, pegue um lençol velho, um pedaço de manta, (não precisa colocar forro), e treine todos os dias um pouquinho. Rapidinho você vai estar fazendo loucuras com o seu quilt. Um exercício muito legal é você tentar escrever o seu nome.

Espero ter ajudado um pouquinho, depois me contem se funcionou a idéia da luva.
Se você tem uma dica ou um segredinho conte pra gente.

Tenham um lindo final de semana...

Um abraço
Carla Pianchão

14 comentários:

  1. Oi querida adorei a dica do quilt,sou nova no assunto,com certeza vou testar amanha,um grande beijo e Deus te abençoe sempre.
    Ah amei a música tá?Roberto Carlos e tudo d ebom,bjks

    ResponderExcluir
  2. Carla
    Muiiiiiittooooo obrigada pela dica. Adorei.
    Faço bastanta quilt livre e o uso da luva cirurgica facilitou bastante.
    Um beijo
    Lucia Manfroi. Lages S/C

    ResponderExcluir
  3. fiz o meu primeiro quilt e ficou terrivel e dessiti,mas lendo suas dicas descobri q a minha maquina nao baixa os dentes,e nao coloquei a placa acho q vou me aventurar novamenre

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica!! Vou tentar com as luvas, quem sabe seja melhor.Td de bom pra vc, seja sempre feliz com o seu patchwork.Um beijo. Antonia..Jaragua do sul-sc

    ResponderExcluir
  5. Carla, que post otimo, gostei do jeito que vc trabalha! Eu tb vou na base da tentativa e erro, e o que conheço de quilt é o que vejo aqui na internet, este teu post é a melhor dica que ja encontrei. Muito, muito obrigado por compartilhar. Descobri que estava fazendo muito errado, kkkkk. Apesar de sair alguma coisa nao tinha controle nos pontos, fiz ontem mesmo com o 0 e deu super certo.

    Ve aqui no meu flickr:
    http://www.flickr.com/photos/fraw_craw/

    meu blog:
    http://frawfrawcrawcraw.blogspot.com/

    Já estou sua seguidora
    Um grande abraço e obrigado por compatilhar seu conhecimento. Adorei vc, vou voltar mais vezes e ir lendo o conteudo antigo!

    ResponderExcluir
  6. A Claudia (aqui acima!) passou o link :) e lendo seu post, pela primeira vez fiquei com vontade de quiltar à máquina! Valeu, obrigada! bjos jeanine

    ResponderExcluir
  7. Menina!!!!
    Tu não sabes o quanto me ajudastes!!!!!!!!!!!!!!
    Prá mim fazer o quilt livre é meu sonho de consumo, mas... tenho medinho...
    Adorei e já estou te seguindo!
    Beijos
    Liege Simões

    ResponderExcluir
  8. Segui a tua dica de baixar os dentes e foi muito bom. Agora só falta comprar a luva cirúrgica para ficar ótimo..........
    Obrigado, mesmo, pelas dicas que ninguém tinha me dado.
    Duda

    ResponderExcluir
  9. Carla, amo o quilt livre, mas não consigo fazer, meus pontos ficam muito desiguais. Achei muito boas suas dicas! Vou testar e depois te conto! bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito legal suas dicas. Obrigadinha por dividir suas técnicas.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu Blog e principalmente - sua criatividade, o quilt livre e as crônicas que você escreve para ilustrar tudo isso! parabéns! te seguindo! bjk

    ResponderExcluir
  12. Muito bom encontrar seu blog, amei os textos, as cores, sua energia.Vou te seguir!

    ResponderExcluir

Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails