terça-feira, 28 de setembro de 2010
Sorria! Seu cliente sempre tem razão e o sol nasceu pra todos...
Você fica horas na loja, escolhendo sem pressa, os melhores tecidinhos, surta com tantas florzinhas lindas, bolinhas e cores de enlouquecer, decide o que quer levar e enquanto o vendedor corta você avista de longe os botões de coração... enlouquece de novo e leva alguns.
Depois de lavar, passar e às vezes até engomar, você corta, costura, borda, e finaliza com um lacinho ou com o tal botão de coração.
Tudo pronto, até parece que foi fácil né?
Pois é, mas a gente que trabalha em casa, e tenta sobreviver de artesanato, sabe que não é bem assim. Nós artesãos sabemos que além de todo esse processo, tem as famosas paradinhas pra fazer o café, o almoço, o jantar, recolher a roupa no varal, atender ao telefone, responder e-mails, ir ao banco, ao sacolão, levar e buscar crianças na escola, achar bermudas, conferir cadernos, separar algumas briguinhas e decidir qual dos filhos vai usar primeiro o computador, dar uma atenção ao marido, correr para fechar as janelas na hora da chuva, e mais um monte de outras tarefas, e olha que eu nem falei do processo de criação, dos testes que fazemos, antes de colocar nossos produtos no mercado, da nossa busca pela qualidade e pelo melhor acabamento.
Na feira de artesanato, ou na sua própria casa, lá está você, orgulhosa diante do seu trabalho, e parada diante de alguém que na maioria das vezes desconhece o verdadeiro passo a passo de um produto artesanal.
Seu cliente olha, vira, revira, e sem nenhum cuidado desfaz o laço, olha por dentro, faz um monte de perguntas, e você continua ali, em pé, com um sorriso meio forçado, sentindo na pele aquela mão pesada, tocando seu trabalho, sua arte, de qualquer jeito, esperando que “ela” decida.
Se você é do tipo desinibida, enquanto seu trabalho é apalpado de todas as formas, você vai dando informações sobre o tecido, dizendo que é 100% algodão, pré-lavado, e vai tentando a todo custo convence-la de que seu produto “presta”, mas mesmo diante de todo seu esforço, a “cliente”, que sempre tem razão, vai embora, levando na mão seu cartão.
Você respira, faz novamente o laço, afinal esse é o seu trabalho, e quando pensa em sair correndo, lembra das contas, dos compromissos que fez, e do livro de auto ajuda que leu, e prefere acreditar que no final tudo vai dar certo.
Volta sorridente para a porta do stand, ou simplesmente volta para o seu cantinho a espera de uma nova cliente.
Bom, e quando você está diante de alguém, que você jura, mesmo sem ter uma bola de cristal, que tudo que ela quer é descobrir como se faz? E sem nenhum constrangimento ela vira literalmente seu trabalho do avesso e ainda pergunta com cara de paisagem:
Essa costura é a mão ou a máquina?
Você trabalha sozinha?
Claro que você vai se controlar vai sorrir e responder.
E no próximo ano ela vai estar lá novamente, só que desta vez, no stand do lado do seu.
E mais uma vez você vai sorrir, porque afinal o sol nasceu pra todos.
Essas são apenas algumas das situações que com certeza a maioria das pessoas que dependem de venda e expõem seus produtos já passaram ou ainda vão passar.
Vender não é tarefa fácil e eu definitivamente, por incrível que pareça não sei vender, mas com o passar do tempo eu fui encontrando alguns “jeitinhos”, para amenizar esse “sofrimento”.
Quer saber o que foi que eu fiz?
Eu conto tudo na minha apostila, que está no forno, sendo preparada com muito carinho.
Aguardem!
Muitos bjs...♥
carlapianchão
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Carla querida, estava com saudade das suas postagens. Sei bem sobre o que é sofrer para vender, menina tb não levava jeito, mas esse jeito a gente encontra com o tempo. Outro dia, uma "senhora" me procurou interessada em uma bolsa minha, uma amiga tinha indicado meu trabalho, atendi com a maior educação possível, mostrei algumas, ela pegou, olhou, achou linda...perguntou o preço...eu disse... e ela lascou sem dó nem piedade: "Credo, por esse preço compro três na 25 de março." Minha vontade era de pular no pescoço dela...hehehe
ResponderExcluirMas educadamente disse: "Jura? Então me diga onde, pois vou lá comprar pra revender." Ela ficou toda sem graça e foi embora sem comprar. Mas a vida tem umas coisas...uma semana depois ela voltou com uma desculpa esfarrapada e levou a bolsa. Vivendo e aprendendo. Bjs
Então Carla eu tambem passo por essas situações com minhas pinturas!!!! Não vejo a hora dessa sua apostila ficar pronta menina!!! to doida pra conhecer seu trabalho mais de perto. Um abraço da Eliane.
ResponderExcluirVisitei seu blog, já estou seguindo, pois adorei o mesmo, parabéns, suas dicas sobre o quilt livre me foram muiuto importantes, amei. bjus e uma otima semana...
ResponderExcluirInfelizmente as pessoas não dão o devido valor aos trabalhos artesanais. Acho que esse tipo de situação acontece com todo artesão.
ResponderExcluirÓtimo texto.
Boa semana!!!
Olá, Carla. Acabei de encontrar sua loja e seu blog. É uma pena que as pessoas não dê valor à arte do artesão. Tava namorando 2 peças suas na elo7.com ainda há pouco e admirando o seu trabalho: nossa! qtos detalhes, qto cuidado, qtoa dedicação. O trabalho que vc faz demanda tempo, cuidado, carinho, criatividade, delicadeza, precisão, dedicação... Hj tudo é "em série", feito em grande escala para todo mundo, ou seja, para qualquer um! Trabalho como o seu é um suspiro necessário nesse mundo industrializado e massificado em que vivemos. As pessoas não percebem?
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e força!
Abraços, Cíntia.
Este texto está demais! Leu meus pensamentos e me deixou mais feliz por saber que não estou só neste mundo de problemas da artesã! E sobre sua apostila, tem um assunto que poderia abordar: o desconto que pedem em nossos produtos: é um caso que tenho vontade de "voar no pescoço" das clientes: quando pegam uma peça, só faltam "destruir", fico animada porque parece que vão levar e aí olham a etiqueta do preço que é 28,00 e perguntam: faz por 20?!? ... Você diz que não dá, e elas simplesmente jogam na mesa e vão embora....(penso sozinha - lisa, dura, lascada!)....
ResponderExcluirBjs e sucesso.
Márcia Lima
Resumindo !! Adorei sabias palavras ....
ResponderExcluirOi Carla
ResponderExcluirConheci seu blog pelo blog Samariquinha, adorei ler sua entrevista.E agora visitando seu cantinho estou amando tudo...vc está de parabéns!!!
Gostei muito dessa postagem é a pura realidade, acho que todas nós que trabalhamos com artesanato sofremos com isso, parece que as pessoas querem revirar nosso trabalho ao avesso para ver se vale a pena ou não comprar...como se fizessem um controle de qualidade...e quando vão a lojas comprarem produtos industrializados compram muitas vezes pela marca, mal olham a qualidade e os detalhes da peça...enfim é claro que não são todas as clientes assim, temos tbm aquelas queridas que amam o artesanato e sabem dar o devido valor, para essas vendemos com prazer pois sabemos que irão cuidar com carinho daquela peça. É como se pensassemos "ai que bom está indo para mãos de pessoa cuidadosas" bjs sempre que puder estrei te visitando.
Juliana