domingo, 13 de setembro de 2009

Quiltando sem medo...


Sempre tive medo do quilt livre, à máquina.
Pois é... aprendi a fazer, treinei incansavelmente. Todos os dias antes de começar minhas costuras, pegava meu pedaço de lençol velho, colocava em cima de um pedaço de manta acrílica, e começava minha aula prática, por conta própria. Ali eu me esbaldava, fazia curvas intermináveis, ia e vinha, pra lá e pra cá, em alguns momentos de total atrevimento, escrevia meu nome, fazia flores, no começo bem tortinhas, folhas e até corações.
Bom, claro que com a prática, e sem nenhuma modéstia, fui ficando boa nisso... lá no meu lençol velho... porque quando se tratava de fazer o quilt no meu trabalho de patch, em volta do meu gato Romeu, ou na frente daquela bolsa... aí minha amiga... a estória era bem outra.
Eu sentava diante da máquina, tomava todas as providências necessárias, e na hora “H”... a mão suava, o medo de errar era maior que à vontade de fazer... Afinal ali estava meu trabalho quase pronto, meu gato todo lindo, e se eu errasse? Batia a insegurança, eu dizia pra mim mesma... vou treinar mais... e optava pelo quilt a mão. Claro que lá no fundo, batia a frustração, que eu precisava vencer.
E eu, sem desistir, continuava treinando. Li tudo sobre quilt, assisti a vários vídeos na net, de gente quiltando como se estivesse flutuando... ficava encantada, maravilhada... e eu continuava treinando... as camas aqui de casa quase ficaram sem lençóis.
Até que um dia cortei 50 bolsinhas, 100 partes, e quiltei todas elas... uma por uma. Relaxei meus ombros, segurei firme meu trabalho, e fui em frente, quando eu percebi, eu estava lá, literalmente, viajando nas curvas, que iam e vinham, e eu fui ficando cada vez mais feliz com o resultado... quiltei tanto em um só dia!
Claro que a cada dia vou melhorar mais um pouco, mas o medo já não existe mais. Eu consegui.
Você também pode conseguir... tente!
Um grande abraço
Carla Pianchão

6 comentários:

  1. Querida,
    quiltar à máquina "sem medo" é quase uma lenda! É só pisar no pedal que a minha maquininha grita, pula e esperneia malcriada dizendo "não, quiltar, não! eu quero costurar blazer, calças, vestidinhos! Quiltar, não!!!! - e toca ela escapar tecido, fugir com a linha... Enfim, meu amor, ela me sabota!
    Brincadeirinhas à parte, acho que eu preciso ainda treinar muito, comer bastante feijão com arroz pra quiltar bonito assim que nem você...
    (queria te pedir pra configurar o texto um pouco mais escuro para dar melhor leitura, tá? vc faz isso por mim? brigadim!)
    bjus mil, tenha uma boa semana!
    Ah, queria te pedir também pra vc torcer por mim amanhã pq eu tenho um assunto importante e cabeludinho pra resolver amanhã à tarde (13/9), vc torce, please?
    Bjus de novo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    nossa eu no seu lugar também iria ficar morrendo de medo de estragar o trabalho, estou louca para aprender a costurar e fico imaginando como ficarão os pedacinhos de tecidos e lençois velhos quando começar a treinar, rsrsrsrsss...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe um dia esse meu medo tb passe, rssssssss.
    Adorei!!!!!
    Bjus de luz no coração e na alma!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga adoooooooooooooooorei seu blog, é muito incentivador. Tô na luta para apreender o quilt, tô com um medo danado, buscando dicas na Net encontrei seu blog. Achei seus trabalhos encantadores, é tudo lindo.
    Espero sua visitinha no meu blog.
    http://www.pingodoce.arteblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Carla, ri muito lendo seu comentário. Ainda não cheguei nesta parte de quiltar, mas do jeito que sou... passarei pelo mesmo "sofrimento" que você, rsrsrs. Tenho lido a respeito do quilt e a maneira de aprimorarmos é treinar e muitooooo...
    Se tem que ser assim..., assim será. Sucesso em seus trabalhos.
    Uma nova aluna em Patchwork, my name is Márcia.

    ResponderExcluir
  6. Olá,adorei suas dicas e gostaria de deixar a minha,tem uma máquina da Bernina que vem com um calcador próprio para quilting,é o BSR. O que acontece com esse calcador,ele tem um leitor ótico,ou sej vc não precisa acelerar a máquina,conforme vc movimenta ela costura e o melhor de td acompanah a velocidade das suas mãos,fazendo com que o ponto fique do mesmo tamanho,pra quem tem medo é ótima pq se vc parar ela pára tbm,se vc movimentar ela movimenta,bem devagarinho...Tenho ela,e lhes digo é fantástica!!! Ah uso talco na mesa da máquina para o trabalho deslizar mais fácil tbm.
    Bjs queridas,caso queiram mais informações da máquina estou à disposição.

    ResponderExcluir

Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails