segunda-feira, 7 de junho de 2010

Criar... é mudar, é fazer diferente!

(wip)


Criar é um processo maravilhoso, que tem que ser desenvolvido, trabalhado, buscado...
No momento da criação, tenho algumas particularidades, que, confesso, dificultam a minha rotina. Não sei criar no meio de barulho, gente pra lá e pra cá, telefone tocando, campainha, filhos gritando mãe...
Tenho tentado me adaptar e encontrar a melhor forma. Ficar no meu cantinho, por horas, entre cores, possibilidades, idéias é pra mim, um alimento.
A nossa imaginação é como nossos sonhos, podemos viajar longe, colorir nossos trabalhos com cores exclusivas, que nem as grandes “marcas”, descobriram.
Podemos juntar, costurar, tudo tranqüilamente sem precisar de pezinhos especiais, de máquinas de última geração.
Imaginar e sonhar são bem diferentes da realidade. Na hora de colocar em prática o que sua mente imaginou, de realizar o que você sonhou, aí, já em terra firme, a estória é bem diferente.
Quando eu comecei neste mundo de tecidinhos e cores, eu era totalmente indisciplinada e rebelde. Imaginava e já ia logo cortando, costurando e literalmente me desesperando quando percebia que não era bem assim. O que eu imaginei se perdia e eu deixava de lado tecidinhos estatelados, e começava de novo... e tome tecidinhos, linhas, tempo...
Hoje, depois de alguns anos de janela, menos rebelde, muito mais disciplinada e assustadoramente, mais paciente, quando se trata do meu trabalho, já não me perco tão intensamente, me permito sonhar sonhos possíveis, imaginar com calma, algo mais real, sou mais cautelosa, e antes de estraçalhar meus tecidinhos, às vezes, até coloco no papel.
Ainda “perco” um tempinho, mas ganho na satisfação.
Talvez até, eu perca alguns clientes, porque as pessoas têm pressa, são imediatistas, mas tenho que pagar este preço, eu definitivamente não sei trabalhar com peças iguais, com tempo marcado... por mais que eu precise do retorno financeiro, eu preciso loucamente de criar, de viajar na minha imaginação, de contar estórias...
Enlouqueço-me, fico literalmente travada, com o tic-tac do relógio, quando estou no meu cantinho. Por isso só trabalho com peças prontas. Mesmo que eu use um bloco de patch, tenha certeza que vou entortar aqui, mudar ali... por isso sempre faço questão de frisar, que o patchwork foi apenas o meu ponto de partida, e continua sendo minha fonte de inspiração, mas me dou o direito de não seguir a risca as técnicas que uso.
Mesmo que eu faça várias bolsas do gato, elas nunca serão as mesmas. O meu gato Romeu vai estar lá, de olhos juntinhos, mas a sua volta tudo será diferente, a cor, as flores, detalhes.
A Maria Magricela vem aí de vestido de flor, escondendo suas pernas finas, que pra ela é um problema e pra mim é um charme, já os braços, que também são finos, ela já não se incomoda de mostrar. mas vem diferente, pintou os cabelos, trocou de sapatos... e sempre rodeada de muita cor.
Trazer sonhos para a realidade, colocar sua imaginação em prática, contar estórias... é criar, é se deliciar com sensações, cores, texturas... é viver literalmente da arte, é sentir o coração bater!
Criar é fazer diferente!

Abraços... muitos, a todos que passarem por aqui, a todos que “conseguirem” ler o meu texto... até o fim, sem pular nem uma frase.

Tenham uma linda semana!

Carla Pianchão

7 comentários:

  1. Que lindo texto...imaginar, criar dar asas a imaginação. Não tem melhor...o silêncio, o deixar fluir e ir acontecendo aos poucos.
    Tô desconfiada que a Maria Magricela é minha irmã, tenho algo em comum com ela adoro esconder as pernas...e cada grama que engordo é festa na certa.
    Querida muita luz...te adoro minha super estrela.
    Alías vc é pra mim aquela estrela cadente, tão única, tão esperada, com um brilho, energia e poder só seu.
    Ah e o pedido?
    Continuar fazendo parte do teu cantinho.
    ...♥

    ResponderExcluir
  2. Márcia, obrigada querida... pela visita, pelo carinho...
    Ah... e o pedido?
    Não deixe de vir aqui...
    bjs...♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    É impossível pular alguma frase de seus textos, pois suas palavras são envolventes e leio uma por uma... vc tem a facilidade de escrever o que muita gente sente. Gosto de vir aqui, conhecer um pouco do seu cantinho, do seu processo de criação. Vc me inspira muito, só tenho que agradecer a cada postagem sua! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vera... que delícia suas palavras!
    Obrigada e apareça sempre!
    bjs...♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla !!!
    Visitando seu blog, pude saber um pouco mais de tí, conhecer um pouco mais da tua história. O texto é lindo, lí e relí e ainda não foi o bastante. As vezes é necessário as pessoas repetirem p/ que eu possa entende-lás e não tenho problema algum em dizer isso. kkkkkkkk
    Menina, essa viagem ao mundo da criação é mesmo fascinante, cheio de belezas, grandes surpresas e muito envolvente.
    Maria Magricela, ficou linda, bem como todos seus trabalhos.Mas cada um tem sua particularidade . . . . . estória . . . . . momento . . . . . . sentimento, e são esses grandes detalhes que fazem toda a diferença em cada trabalho.
    Bjokas à ti e que Maria Magricela traga muitas alegrias !!!!

    Com carinho,

    Chiquetosa

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla,
    Criar é mesmo muito bom e como você, preciso de silêncio e esquecer um pouco do tempo...deixar fluir a imaginação com toda tranquilidade. A Maria Magricela é uma graça, me apaixonei. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla,
    Adorei seu texto e me encontrei em alguns pedaços. Eu estou no começo do patchwork, não aprendi com ninguem, sou xereta maesmo. Seus trabalhos são lindos espero um dia alcançar a tão sonhada tranquilidade para criar coisas tão lindas quanto as suas, beijo grande.

    ResponderExcluir

Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails