segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lavar ou não lavar???


Lavar ou não lavar?
Alguns tecidos podem encolher, mesmo que seja só um pouquinho, e alguns tecidos podem sair tinta, mesmo que seja só um pouquinho. E se nada disso acontecer, é preciso considerar que alguns deles vêem com uma goma, algumas pessoas até gostam do tecido mais encorpado, não há como negar que fica até mais fácil de trabalhar com ele, mas se depois do trabalho pronto, por algum motivo você ou o seu cliente, precisar lavar a peça, a goma vai sair e com certeza vai modificar o seu trabalho.
Bom, se mesmo assim, você definitivamente não quer ter o trabalho de molhar ou lavar os tecidos antes de usar, ainda tenho um último argumento. Pense por quantas mãos este tecido passou até chegar para você? Durante quanto tempo ele ficou na loja?
Existem pessoas que apenas molham o tecido, e pronto.
Eu gosto de usar um pouquinho, bem pouquinho mesmo, de sabão em pó, de boa qualidade, sabão de coco ralado, ou sabão líquido. Deixo de molho durante 1 hora, depois de enxaguar bem, coloco uma última água com um pouquinho de amaciante, além de dar um cheirinho, fica mais fácil de passar. É importante não misturar tecidos claros com escuros na hora de lavar, para não manchar, apesar de nunca ter acontecido comigo, no caso de tecidos 100% algodão, de boa qualidade, e de fabricas mais conhecidas, prefiro não arriscar.

Levando tudo isso em consideração, e depois de ver os tecidinhos, lavados, passados, e com um cheirinho delicioso, acho que vale a pena, “perder” um pouquinho de tempo, e “ganhar” na qualidade.

Um abraço

Carla Pianchão

2 comentários:

  1. É isso mesmo querida, lavar sempre...e eu ainda dou uma camadinha de goma bem levinha...sempre que vou começar um trabalho nôvo em patchwork...uma colcha,por exemplo!!

    abreijus


    di

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho lavado com sabão líquido, que já vem com amaciante. Diminui o risco de manchar e ainda facilita mais ainda o efeito do amaciante. Adoro o cheirinho dos paninhos, apesar de dar um trabalhão passar...rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir

Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails