segunda-feira, 21 de julho de 2008

literalmente certificada...


Gosto muito de falar o quanto foi gratificante pra mim, participar deste processo.
Vou começar dizendo que viver de artesanato não é uma tarefa fácil. Trabalhar dentro de casa, com filhos pequenos, marido e uma casa para administrar, também não é fácil.
Talvez tenham sido estes os motivos que me fizeram abraçar com vontade a oportunidade de participar do processo para adquirir o selo de qualidade.
Quando fiquei sabendo que teria dentro da minha casa, uma pessoa, que no caso foi o Arnaldo Clemente, me ensinando como me organizar, como trabalhar dentro dos princípios da sustentabilidade, essa palavra que já havia escutado, mas pela primeira vez tive interesse de procurar saber o significado, e ainda como calcular preços, não tinha como não ser uma aluna aplicada, e tirar todo o proveito de uma oportunidade que no meu entender é única.
Claro que no princípio fiquei meio perdida, e assustada ao ver quantos erros eu cometia. Mas à medida que o processo acontecia, fui lendo todas as apostilas e normas que me foram dadas e fui me encantando, de verdade, pelo processo, porque comecei a ver mudanças gritantes no meu dia a dia, e mais do que isso, ver que pessoas investiam no nosso trabalho. Como por exemplo, quando por orientação do Arnaldo, separei os meus tecidos por cor. Sempre falo sobre este fato, porque isso pra mim era quase impossível. Achei quase uma loucura, afinal trabalho com patchwork, e tenho um mundo de tecidos. Hoje acho que não saberia mais trabalhar de outra forma. É impressionante como pequenas mudanças e pequenos detalhes fizeram toda diferença, principalmente no tempo que ganho.
Aprendi a me organizar, a prestar atenção no tempo que gasto para cada passo do meu trabalho, passei a me preocupar com sobras de materiais, prestar atenção na hora de cortar, tentando um melhor aproveitamento e doar aquilo que pra mim não serve. Hoje me preocupo com gastos desnecessários, e a organizar melhor meu espaço físico.
Presto atenção nos materiais que compro. Tive oportunidade de usar pela primeira vez o departamento de compras do Mãos de Minas também por orientação do Arnaldo.
Preocupo-me com vizinhos quando ligo minha máquina, e me preocupo com as pessoas que me ajudam quando tenho que terceirizar algum trabalho.
Poderia ficar aqui horas escrevendo sobre tudo que aprendi, mas o mais importante deste processo, é ver que nós artesãos estamos tendo oportunidade de mostrar que somos profissionais, com certeza este selo nos abre portas, valoriza e nos permite viver melhor do nosso trabalho.
Torço para que mais artesãos se interessem por este processo, participem e mais do que isso aproveitem esta oportunidade que faz toda a diferença.
Um abraço
Carla Pianchão

Um comentário:

  1. Parabéns pela sua iniciativa! Quando é para melhorar, vale a pena o esforço! Fico contente que o Brasil esteja a certificar e a instruir os seus artesãos! Afinal, essa terra é tão fértil em gente habilidosa!

    ResponderExcluir

Volte sempre!

Related Posts with Thumbnails